
Mais de 5 milhões de maranhenses vão às urnas; veja o que já está valendo

No primeiro domingo de outubro deste ano, os eleitores brasileiros irão eleger deputados federais (4 dígitos) e estaduais ou distrital (5 dígitos), dois senadores (3 dígitos), governador (2 dígitos) e presidente da República (2 dígitos). Essa sequência foi definida nas urnas eletrônicas para facilitar a conferência dos votos, com o eleitor começando a escolha pelos representantes do Legislativo para, ao final, votar para os cargos do Executivo.O eventual segundo turno está marcado para o dia 25 de outubro, último domingo do mês. A segunda rodada de votação ocorre caso um dos candidatos para os cargos de presidente e governador não alcance a maioria absoluta de votos na primeira etapa.
Uma das novidades do processo eleitoral deste ano, quando a urna eletrônica completa o marco histórico de 30 anos, é a alteração nas datas de posse, em 2027. Pela primeira vez, o presidente da República assumirá o cargo em 5 de janeiro, enquanto os governadores tomarão posse no dia seguinte, 6 de janeiro.
Na prática, a corrida eleitoral já começou. Desde 1º de janeiro, todas as pesquisas de opinião pública sobre as eleições devem ser registradas na Justiça Eleitoral, e gestores públicos enfrentam restrições para evitar uso da máquina administrativa em favor de candidaturas.
Confira datas importantes do calendário eleitoral de 2026.
Pesquisas eleitorais
Desde o dia 1º de janeiro, todas as entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou eventuais candidaturas devem registrar o levantamento na Justiça Eleitoral, independentemente de divulgar os resultados. A exigência está prevista no artigo 33 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). O cadastro deve ser feito pelo sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle) até cinco dias antes da divulgação, com informações como: quem contratou a pesquisa, valor e origem dos recursos, metodologia utilizada, período de realização, plano amostral, intervalo de confiança e margem de erro.
Penalidades:
• Divulgar pesquisa sem registro prévio: multa de R$ 53,2 mil a R$ 106,4 mil (valores baseados na UFIR, unidade fiscal de referência)
• Divulgar pesquisa fraudulenta: crime punível com detenção de 6 meses a 1 ano, além de multa
• Durante a campanha eleitoral, é proibida a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral
Condutas vedadas à administração pública
Também desde 1º de janeiro, gestores públicos enfrentam restrições previstas na Lei das Eleições e no capítulo V da Resolução TSE nº 23.735/2024, que trata de ilícitos eleitorais. O objetivo é evitar que a máquina pública seja usada para favorecer candidaturas.
Está proibido:
• Distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios pela administração pública, exceto em casos de calamidade, emergência ou programas sociais já autorizados em lei e em execução orçamentária no exercício anterior
• Execução de programas sociais por entidade vinculada a candidato ou por ele mantida
• Despesas com publicidade de órgãos públicos que excedam a média de gastos no primeiro semestre dos três anos anteriores

PRAZOS ELEITORAIS
Quem ainda não tem título de eleitor ou precisa regularizar a situação eleitoral deve ficar atento: o prazo para tirar o primeiro título, transferir domicílio eleitoral, regularizar o cadastro ou emitir segunda via do documento vai até 6 de maio de 2026. Após essa data, o cadastro eleitoral estará fechado para as eleições de outubro.
O alistamento eleitoral é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, analfabetos e pessoas acima de 70 anos. Jovens com 15 anos atualmente, mas que no dia da eleição já terão 16 anos, também podem tirar o título de eleitor até 6 de maio para votar em 2026.
O título regularizado é pré-requisito para obter passaporte, carteira de identidade, receber remuneração de cargo público, participar de licitações e se inscrever em concursos públicos.
No Maranhão, o atendimento presencial pode ser feito nos fóruns e cartórios eleitorais, além de unidades do Viva para quem precisa cadastrar a biometria. O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Maranhão retorna do recesso judiciário em 7 de janeiro de 2026. Os serviços também estão disponíveis online, pelo Autoatendimento Eleitoral do TSE.
O TRE-MA criou um grupo de trabalho para reduzir filas e aglomerações nas seções eleitorais, considerando que em 2026 os eleitores votarão em cinco cargos diferentes, o que aumenta o tempo médio de votação. Também ampliou os pontos de atendimento ao eleitor, por meio de um acordo de cooperação técnica com o Iprev-MA (Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão) para instalar postos eleitorais em unidades fixas e temporárias da autarquia. A medida visa facilitar o acesso de servidores públicos estaduais aos serviços de alistamento, transferência e regularização eleitoral.
Prazos para quem quer se candidatar- – -E Idades mínimas por cargo:
Quem pretende disputar as eleições de 2026 precisa se organizar com antecedência. A filiação partidária e a regularização do domicílio eleitoral devem ocorrer até 4 de abril de 2026, seis meses antes do primeiro turno.
• Presidente, vice-presidente e senador: 35 anos
• Governador e vice-governador: 30 anos
• Deputado federal, estadual ou distrital: 21 anos
O candidato deve deixar cargo ou função pública antes de se candidatar. Os prazos variam de seis a três meses antes do pleito, a depender do cargo. Ocupantes de cargos no Executivo que desejam concorrer a outra função precisam deixar o posto até seis meses antes da eleição. Esse afastamento é chamado de desincompatibilização. Vice-governador, senadores, deputados e vereadores podem se candidatar a qualquer cargo sem necessidade de deixar o mandato. Já a janela partidária, período em que deputados podem trocar de legenda sem perder o mandato por infidelidade, deve ocorrer entre março e abril de 2026.
As convenções partidárias, quando os partidos oficializam candidaturas e definem coligações, estão previstas para ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto de 2026. Concluída essa etapa, partidos e federações têm até 15 de agosto para registrar oficialmente os candidatos na Justiça Eleitoral.
Calendário eleitoral resumido
1º de janeiro de 2026 – Início da obrigatoriedade de registro de pesquisas eleitorais; entrada em vigor das condutas vedadas à administração pública
19 de janeiro de 2026– Minutas das resoluções do TSE disponíveis para consulta pública
3 a 5 de fevereiro de 2026– Audiências públicas do TSE sobre as resoluções eleitorais
Até 5 de março de 2026– TSE publica resolução com calendário eleitoral completo
Março e abril de 2026 – Janela partidária para deputados
4 de abril de 2026 – Prazo final para filiação partidária e regularização de domicílio eleitoral de candidatos
6 de maio de 2026 – Prazo final para regularização do título de eleitor (fechamento do cadastro)
6 de julho de 2026– Início da pré-campanha (divulgação de nomes sem pedido explícito de voto)
20 de julho a 5 de agosto de 2026 – Convenções partidárias para escolha dos candidatos
15 de agosto de 2026 – Prazo final para registro de candidaturas na Justiça Eleitoral
16 de agosto de 2026– Início da propaganda eleitoral
4 de outubro de 2026 – Primeiro turno
25 de outubro de 2026 – Segundo turno, se nenhum dos candidatos a governador ou à Presidência atingir mais de 50% dos votos válidos (os votos brancos e nulos não são contabilizados)
5 de janeiro de 2027– Posse do presidente e vice-presidente da República
6 de janeiro de 2027 – Posse dos governadores e vice-governadores.
O BAU DA NOSSA MUSICA PARCEIRO DA NOTICIA,TEM UM BOM MOMENTO MUSICAL-(aperte o play para ouvir DIOGO NOGUEIRA – CLAREOU SUCESSO NACIONAL -AGORA E AQUI
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), designou para esta sexta-feira (23), Sessão Extraordinária Presencial da Seção de Direito Público, pautando o julgamento da Representação para Intervenção Estadual proposta pelo Ministério Público Estadual perante o Município de Turilândia.
A sessão ocorrerá às 9h, na Sala do Pleninho, localizada na sede do TJMA (Praça D. Pedro II, s/n., Centro, no segundo andar).
O desembargador Gervásio Protásio dos Santos é o relator da representação. Em despacho, o magistrado pediu a convocação de uma sessão extraordinária para analisar a Representação do Ministério Público.
A representação, apresentada pelo procurador-geral de Justiça, objetiva a intervenção estadual no município turilandense, em razão da necessidade de restabelecimento da normalidade constitucional no referido ente federativo.A sessão será transmitida ao vivo no canal do TJMA no Youtube:E O BAÚ DA MÚSICA DO BLOG VEM NESSA PARCERIA COM MAIS UM SUCESSO,AGORA PORQUE NÃO UM BREGA BEM ANTIGO, BREGA BEM RASGADO a letra diz algo de turilândia o povo traido pelo passarinho malvado(CURIÓ)(aperte o play e ouça,traição na mesa -ISRAEL SANTOS
(destacamos os nossos três inocentes heróis que (PROTAGONIZARAM) mais chamaram atenção de nossas autoridades para o drama social que nos afligem e forçam todos nós sermos sobriviventes de uma extrema -pobresa)

As buscas pelas crianças desaparecidas em Bacabal escancarou uma outra dura realidade no Maranhão: o da extrema pobreza , voltando ao passado não muito distantes dos 105 anos já bem vividos dessa terra de Brasilino Miranda e mãe Pituca,nos diz esse passado que margeando o Rio Mearim,tínhamos povoados como 10 mil Rés,Santa Rosa,São Raimundo saindo pela Agua Preta,até alcançarmos já fora de nossas divisas a famosa Lagem do Curral,foi preciso Bacabal ser noticias de uma tragédia social a nivel mundial,para sabermos que o Maranhão esconde motivos até de sobra para contribuir com o titulo de (EXTREMA POBRESA) FORAM CRIANÇAS que desaparecidas deixaram a sua contribuição para as nossas autoridades ,olhem para o Interior do nosso Estado,pois temos recantos que escondem as piores dificuldades da vida, exemplificando apenas –QUEM CONHECEU O POVOADO SANTA ROSA ABUNDANTE PRODUÇÃO AGRÍCOLA, O POVOADO SÃO RAIMUNDO A SUA PECUÁRIA , hoje mantém taperas ou casebres abandonados todos construídos utilizando que sempre tivemos palha,talos sem qualidade e nem duração,aquela habitação apenas para duração de uma invernada, verdadeiras palafitas, é lamentável que Bacabal sirva de patamar para realmente demonstrar as nossas autoridades que muitas pessoas ainda vivem em escassez de praticamente tudo,sem alimentação,saúde,assistência social,segurança de vida até para trabalho,KAUÃ,AGATTA E MICHAEL entram para a história do nosso Estado , chamando a atenção das nossas autoridades mostrando porque somos um Estado convivendo na Extrema Pobresa .sem esperanças de vida,pois falta agua,comida,segurança de vida e do trabalho,sem almoço e a esperança da falta da janta para o dia seguinte sem pelo menos um simples café,são , itens básicos e que deveriam está ao alcance de todos, são ainda itens raro para muitos moradores, residentes em areas interioranas que as nossas autoridades nem sabem que exstem .A falta de políticas públicas é gritante. Muitos políticos,com exeção do atual gestor ROBERTO COSTA, colocou sua tropa de choque de todos os setores administrativos e se destacou como figura maíscula dessa angústia familiar,mais não teve como esconder aquilo que ele próprio não sabia que era cruciante no Municipio que ele dirige ,mais atendeu socialmente o municipe que se abriga exatamente nessa area de risco social, foi com esse quadro que foi obrigado pelas cicunstâncias de apresentar publicamente a contribuição que damos ao Estado para permanecer ostentando a famigerada EXTREMA-POBREZA ,por lá discretamente alguns gatos pingados chamados de representantes de Bacabal, apareceram apenas pra fazer média ,sem condições de nem aparecerem para pelo menos expor um pouco de sensacionalismo politico,o que eles bem sabem fazer nessa terra de CRIANÇAS DESAPARECIDAS VAMOS BUSCAR NO NOSSO BAÚ MUSICAL PARA ORNAMENTAR ESSE NOSSO COMENTÁRIO O”MELÔ DO MICHAEL”)aperte o play para a musica simbolo de um menino prodigio)





