1 de fevereiro de 2022

Os reveses do senador WEVERTON podem aumentar a toda hora, a tendência é desembarque do seu foguete em grande escala

Por Osmar Noleto

Weverton sofre reveses na sua base de apoio

O projeto de candidatura do senador Weverton Rocha sofreu três golpes nada desprezíveis. O primeiro foi a confirmação do PT na base de apoio da pré-candidatura do vice-governador Carlos Brandão, acertada em jantar na noite de domingo, o que elimina a possibilidade da presença do ex-presidente Lula da Silva no seu palanque, em que pese a boa relação entre eles. O segundo foi a revelação de que os deputados federais André Fufuca, que atualmente é seu presidente nacional do PP, e Pedro Lucas Fernandes, que será o presidente do União Brasil no Maranhão, estão “80%” inclinados para ingressar na base de apoio da pré-candidatura de Carlos Brandão. Quando declarou apoio a Weverton Rocha, André Fufuca fez uma ressalva, deixando claro que sua posição poderia ser revista, como de fato está acontecendo. Já Pedro Lucas Fernandes comandava o PTB, de onde saiu e ingressou no PSL, ainda está avaliando e deve se posicionar já na semana que vem, segundo informou o pai e guru político dele, Pedro Fernandes, atual prefeito de Arame. E o terceiro golpe foi o rompimento do ex-prefeito de Codó, Francisco Nagib, com o PDT, e o anúncio de que ele apoiará a candidatura do vice-governador Carlos Brandão.

Othelino Neto e Eliziane: situações diferentes como apoiadores de Weverton

No ato que comandou na sede do PDT, após a conversa com o governador Flávio Dino, o senador Weverton Rocha falou ladeado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB) e pela senadora Eliziane Gama (Cidadania), vistos como os principais suportes políticos do projeto de candidatura do senador pedetista.

Coerente com a posição que tomo desde que Weverton Rocha alinhavou o seu projeto de poder, o deputado Othelino Neto vem mantendo-se firme na sua posição, como voz dissidente no PCdoB, que já anunciou apoio a Carlos Brandão.  A senadora Eliziane Gama vive uma situação bem diferente e delicada, à medida que sua posição é confrontada diretamente pelo seu partido, o Cidadania, que já declarou formalmente apoio a Carlos Brandão. A crise no braço maranhense do Cidadania colocou em xeque a sua liderança dentro e fora do partido. Mesmo assim, seu apoio ao colega senador Weverton Rocha é tido como valioso pelos observadores.